Com a finalidade de promover o mapeamento midiático de Mato Grosso do Sul, levantando informações sobre todos os jornais impressos existentes no Estado, o professor da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e jornalista, Mario Luiz Fernandes, e o aluno de jornalismo, Gustavo Teixeira Zampieri visitaram a sede do Jornal do Bolsão na semana passada.
O objetivo é rodar o estado para concluir o estudo, intitulado “Perfil da Pequena Imprensa de MS”, que está sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa “Mídia, Identidade e Regionalidade”, vinculado ao curso de Graduação e Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O projeto teve início entre os anos de 2011 e 2012, na época, foram catalogados 126 jornais impressos no Estado, entre diários, semanários, quinzenários e mensais; atualmente estão em circulação apenas 82 impressos.
Os dados da pesquisa estão disponíveis no site Portal da Mídia, da UFMS (http://www.portaldemidia.ufms.br/), o endereço eletrônico reúne informações sobre os veículos de comunicação, inicialmente sobre jornal impresso, rádio, site e televisão.
O mapeamento já esteve nas cidades de Camapuã, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Figueirão, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas.

Mariele Machado

*Publicado no site- http://www.costalestenews.com.br/noticias/geral/2016/11/03/projeto-de-pesquisa-da-ufms-esta-mapeando-a-midia-impressa-do-estado.html